Servidor da Secretaria de Educação recebe óculos com dispositivo de leitura e reconhecimento facial através do Governo de MT

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Servidor público lotado na Secretaria de Educação de Alto Araguaia, Marcelo Barcelos Rodrigues recebeu do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), um óculos com dispositivo de leitura (OrCam MyEye). O ato de entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (29.jun.2023) no gabinete do prefeito Gustavo Melo (PSB) e contou com a participação do coordenador de Infraestrutura, Patrimônio e TI da Seduc, Rafael Leandro dos Reis Demolnego e da secretária municipal de Educação, professora Eva Carmem.

O prefeito Gustavo Melo elogiou a iniciativa do governador do Estado, Mauro Mendes e do secretário de Educação Alan Porto em criar o programa com objetivo de proporcionar aos alunos e profissionais da rede de ensino mais qualidade de vida e autonomia. Com a tecnologia empregada no equipamento, o servidor público Marcelo Barcelos vai poder ler, reconhecer objetos, pessoas e cores.

“É uma excelente iniciativa do Governo de Mato Grosso. Quero agradecer toda equipe da Secretaria de Educação que ajudou a realizar o cadastramento para o servidor Marcelo ser beneficiado pelo programa. É um equipamento que vai ajudar muito na sua qualidade de vida. É um ganho imensurável. Esse investimento é uma mostra de que temos um governo com uma visão genuína com todos os mato-grossenses”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Eva Carmem explicou que o processo de cadastramento para o servidor Marcelo ser beneficiado com o programa começou em 2022. “Vai melhorar muito a vida dele e ajudá-lo no dia a dia. Quando soubemos que foi contemplado, ficamos muito felizes. Só temos que agradecer o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto por proporcionar esse momento tão importante para os nossos servidores e alunos”, citou.

Prestes a completar 31 anos de serviço público, Marcelo Barcelos Rodrigues foi diagnosticado com glaucoma congênito desde o nascimento e cegueira total desde os oito anos de idade. Ele não acreditava que um dia teria acesso à tecnologia, até pelo custo do equipamento.

“Eu achava que era impossível chegar às minhas mãos. Agradeço muito a Deus, a secretária Eva pelo cadastro, o apoio do prefeito Gustavo Melo, ao governador Mauro Mendes e ao secretário Alan Porto. Vai facilitar muito a minha vida e vai me ajudar muito no meu serviço. Só tenho a agradecer. É motivo de muita alegria”, ressalta.

CONHEÇA O PRODUTO  - O OrCam MyEye 2.0 é um equipamento tecnológico, acoplado aos óculos, considerado o mais avançado do mundo para prover assistência e reabilitação de pessoas com deficiência visual, melhorando sua qualidade de vida e promovendo inclusão social. O dispositivo é uma startup israelense, com sucesso reconhecido mundialmente, que vem desenvolvendo tecnologias para garantir visão artificial e melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem de deficiência visual.

O dispositivo tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente, além de reconhecer rostos e produtos. Também possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso offline. É a única tecnologia que reconhece até 200 produtos previamente cadastrados. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.